Venha fazer parte da KTO
Corinthians x Fortaleza

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta agora o Fortaleza

Acompanhe ao vivo
x
Por que o Corinthians contrata tanto para sua base?
Victor Godoy

Estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

ver detalhes

Por que o Corinthians contrata tanto para sua base?

Coluna do Victor Godoy

Opinião de Victor Godoy

5.0 mil visualizações 56 comentários Comunicar erro

Por que o Corinthians contrata tanto para sua base?

A base do Corinthians tem passado por um 'boom' surreal de contratações desde que Augusto Melo e sua diretoria assumiram

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

São 26 contratações até o momento considerando Sub-17 e 20, categorias que, em teoria, não se deve ir tanto ao mercado. E a lista não só pode como deve aumentar.

Não existe uma resposta exata para a pergunta que guia essa coluna. Ao longo desses quatro meses de gestão Augusto Melo já ouvi que foram pedidos das comissões e que são nomes que foram oferecidos, analisados e contratados. Também já ouvi o completo oposto disso.

É preocupante.

O total de atletas nos elencos de cada categoria gira em 60 nomes. É uma quantidade alta, mas não absurda para times de base considerando rodagem entre elencos, oscilações, promoções, despromoções… Ainda assim, não faz sentido tantas chegadas. Um quinto de cada time foi contratado em 2024. O dado é surreal considerando que o Corinthians é um clube que valoriza essa maturação caseira.

No Sub-17, percebe-se que Laruccia tem conseguido dar oportunidade à maior parte dos garotos, enquanto os demais estão juntos do Sub-16 na disputa da Copa Buh. Me preocupa mais a situação no Sub-20, já que o Danilo passa longe de ser um treinador que roda o elenco - coincidentemente, seu plantel ao início do ano precisava de reforços pontuais na minha avaliação. Nesta temporada ele tem melhorado nesse aspecto, mas não sei se sustenta até o fim. Isto é, se for mantido no cargo.

Outro ponto importante é como essas contratações escusas podem atrapalhar boas chegadas. Trago como exemplo Luiz Eduardo, um meia 2007 vindo do Água Santa que vinha sendo cobiçado por diversos clubes do Brasil. O Corinthians trouxe sem custos. É complicado incluir ele no mesmo balaio que um jogador que estava sem clube e tem como maior mídia um perfil no TikTok falando das garotas “do job”, não?

Por fim, vale pontuar onde o Corinthians está no mercado de futebol de base. O Timão, assim como outros clubes de grande expressão, busca atletas que vêm atuando em equipes de menor expressão, mas do Sub-11 ao 15 normalmente. O departamento de captação atua praticamente só nisso. O problema é que, além do alvinegro, outros gigantes e até times de menos reconhecimento fazem o mesmo, diferenciando pelo fato deles investirem um valor muito maior que o Corinthians. É uma corrida insana em que, hoje, o Timão fica muito para trás, ainda que tenha muito potencial.

Até dá para encontrar atletas mais velhos com "nível de Corinthians", mas é cada vez mais difícil principalmente pelo fato deles estarem sendo captados ainda muito jovens.

Enfim, é um caminho nebuloso. Questiono muitas contratações ao mesmo tempo que observo outras com bons olhos. Seguirei, assim como outros companheiros da imprensa, monitorando. Sejam chegadas, saídas, quantos tão jogando ou quantos não estão. Vocês vão ver tudo aqui.

O campo sempre mostra tudo. Vai dizer quais contratações foram boas e quais foram ruins. Basta esperar.

Veja mais em: Augusto Melo, Base do Corinthians, Diretoria do Corinthians, Corinthians Sub-17 e Corinthians Sub-20.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Godoy

Por Victor Godoy

Estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

O que você achou do post do Victor Godoy?