Venha fazer parte da KTO
x
Não foi a vitória do Corinthians mais brilhante, mas merece ser comemorada
Victor Godoy

Estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

ver detalhes

Não foi a vitória do Corinthians mais brilhante, mas merece ser comemorada

Coluna do Victor Godoy

Opinião de Victor Godoy

2.2 mil visualizações 22 comentários Comunicar erro

Não foi a vitória do Corinthians mais brilhante, mas merece ser comemorada

Cantillo e Róger Guedes são dois jogadores que merecem ser exaltados depois dessa vitória

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Não foi brilhante e tampouco das melhores atuações, mas o Corinthians conseguiu dar um grande passo com o pé direito nessa Libertadores. A vitória há de ser comemorada pela torcida, principalmente se for pensar no contexto recente dos outros brasileiros e do próprio Corinthians. Mesmo assim, não está isento de críticas.

Começando pelo fato de que as últimas estreias do Corinthians foram dignas de pena. Em 2022, por exemplo, praticamente o mesmo elenco foi dominado pelo Always Ready, da Bolívia. Antes disso, das outras 11 estreias do Time do Povo neste século (desconsiderando 2022 e 2023), foram apenas seis vitórias. Fora de casa, então, o Timão tem acumulado alguns desastres, como derrotas para Guaraní, do Paraguai, e Tolima, do Equador - isso focando apenas em estreias.

Tendo em mente os cenários recentes, o 3 a 0 sobre o Liverpool, campeão do Apertura e da Supercopa do Uruguai, fora de casa, merece ser comemorado. Se for puxar nesse ponto de estar longe da Neo Química Arena, foi possivelmente o melhor triunfo do Corinthians no ano.

Indo um pouco mais pra situação dos demais brasileiros na Libertadores, a estreia do Corinthians fica melhor ainda. Enquanto Fernando Lázaro e seu elenco venceram:

  • Athletico-PR e Internacional empataram seus respectivos jogos;
  • Palmeiras perdeu para o Bolívar, com mais um show de histeria de Abel Ferreira na coletiva pós-jogo;
  • Atlético-MG e Flamengo, com times titulares, perderam para Libertad, do Paraguai, e Aucas, do Equador, respectivamente;
  • Só o Fluminense venceu e convenceu na estreia.

Indo para o jogo em si, o time é passível de críticas. Não dá para o time simplesmente apagar depois do Renato Augusto se lesionar. Se acontece isso em jogos com maior dificuldade, provavelmente o Corinthians teria sido eliminado.

Outro grande problema que chamou minha atenção foi a baixa eficácia nas transições defensivas. Toda a linha defensiva não estava conseguindo impedir os ataques do Liverpool. Esse problema existe desde a estreia do time no Paulista e, pensando que foram mais de 20 dias sem jogar, Lázaro precisa ser questionado sobre essa melhora. Mais uma vez, se isso acontece em jogos mais difíceis, provavelmente o Corinthians teria sido eliminado.

Quanto aos jogadores, a maior parte vale elogiar. A dupla Roni e Fausto Vera precisa passar por um aperfeiçoamento, mas não foi de todo ruim. Maycon e, principalmente, Cantillo entraram bem e ajudaram a equipe. Róger Guedes brilhando quando necessário também é um jogador a ser destacado. Romero novamente entrou abaixo do esperado, reforçando a falta de sentido que foi sua contratação. Eu, particularmente, teria colocado o Pedro no jogo.

Concluindo, a vitória por 3 a 0 tem mais pontos positivos do que negativos para serem destacados, a própria imponência na casa adversária mostra isso. A torcida não só pode como deve comemorar, ainda mais comparando com os adversários e o próprio Corinthians. Ainda assim, vale ficar atento aos problemas, principalmente olhando no longo prazo.

Veja mais em: Libertadores da América, Fernando Lázaro, História do Corinthians, Roni, Fausto Vera, Romero, Pedro 06, Róger Guedes e Maycon.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Godoy

Por Victor Godoy

Estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

O que você achou do post do Victor Godoy?

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Aurimar

    Ranking: 2273º

    Aurimar 948 comentários

    22º. @aurimar.macedo em

    Comemorar classificação em casa, nos penalts, após um gol nos minutos finais contra o REMO, com todo respeito. É o fim da picada.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Juliane

    Juliane 185 comentários

    21º. @juliane-bauer5 em

    Concordo com você

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 62º

    Daniel 13814 comentários

    20º. @daniel-del-monaco-bu em

    Foi uma vitória importantíssima.

  • Foto do perfil de Laécio

    Ranking: 8º

    Laécio 49251 comentários

    19º. @antonio.laecio.de.so em

    Eles fizeram um grande jogo.

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 43º

    Leandro 18297 comentários

    18º. @leandro.ferreira.da3 em

    Maycon entrou bem!? Maycon foi um dos piores em campo, mesmo com o resultado de 3x0. Não se via ele em campo na construção e na recomposição era um dos mais lentos, por isso que o sistema defensivo sofreu mais uma vez. Roni também foi muito mal, errando lances bobos e se desesperando pra tentar consertar.

    No mais, concordo. O resultado tem que ser comemorado diante de todos os fatores expostos e da nossa "tradição" de se complicar contra esses timecos sul-americanos. Pq ainda que o Liverpool venha num momento de ascensão no futebol uruguaio, é claramente um time pequeno. Mal tem torcida pra encher o estádio, é mais ou menos como o RB Bragantino aqui.

    O desempenho tem suas ressalvas e só vamos poder falar em alguma evolução com os próximos jogos, estreando na Copa do Brasil, no Brasileiro e enfrentando as equipes mais fortes do grupo na sequência da própria Libertadores.